quinta-feira, 8 de março de 2012


Em comemoração ao Dia Internacional 
da Mulher
Ou um desabafo, um protesto... não sei como nomear!


http://www.artonfix.com/illustration/story-telling-illustrations



“Nós somos os escravos do mundo!” Assim definiu as mulheres minha amiga Andrea Mendes. E essa frase faz todo sentido pra mim. É só pensar um pouco na história recente da humanidade. Pelo que sei a mulher sempre foi discriminada e maltratada... E sempre foi a culpada por todas as mazelas do mundo. Há muitos anos (a long time ago... rs) quando a sociedade era matriarcal, ou seja, a força do feminino era mais ativa, o mundo era um pouco melhor. Mas o tempo passou, o mundo mudou, o homem perdeu suas referências e o ódio cresceu... E a mulher? A mulher foi reduzida a mãe, amiga, companheira... foi dividida em pedaços, fragmentada, limitada... Seria um reflexo do lado masculino???

O fato é que hoje as pessoas valorizam o masculino, de todas as formas. 

Por exemplo, você sabe dizer quem foi Olga Benário? Todos se lembram dela como “a mulher do Prestes”, mas poucos se lembram dela como a grande mulher que foi!! Assim como muitos não sabem quem foi Yasodhara, certo? Todos admiram Sidharta Gautama (o Buda), que abandonou tudo para buscar iluminação, mas ninguém se lembra de sua mulher que ficou só, sem seu amor e com os filhos para criar, sozinha! Todos lembram que ele era um rico príncipe e que abriu mão de todos os seus bens materiais para “viver a solidão na pobreza”, mas ela não teve escolha, precisou viver a vida que lhe foi imposta!!

E assim foi, assim é. Eu poderia citar mais uns 100 exemplos distintos, mas isso não mudaria os fatos. Mas, se pelo menos um dos anteriormente citados te fizer pensar na existência dessa dualidade, na diferença entre os pratos da balança do feminino e do masculino... Já é um começo.

Agora pense bem, que ironia, um dia especial dedicado às mulheres! Um dia criado para disfarçar ou recompensar uma atrocidade, resultante de uma arbitrariedade, da falta de respeito e consciência dos direitos humanos!

Mas, felizmente, todo dia é dia de Mulher e devemos reverenciá-las sempre!  Tanto as mulheres que convivem conosco como as que habitam nossa alma, ela está cheia de mulheres e deusas... E viva a força do feminino dentro de cada ser humano! Por que os homens também tem uma mulher dentro deles, certo?

Um comentário: